NOTÍCIA
Rede internacional de colmeias conectadas são monitoradas e analisadas com tecnologia Oracle Cloud.
A Oracle e o The World Bee Project acabam de anunciar uma iniciativa inédita para facilitar a compreensão do desaparecimento de abelhas e a proteção da espécie. O novo programa usa tecnologia em nuvem para compreender os hábitos das abelhas: espécie polinizadora mais importante do mundo para ecossistemas agrícolas. Chamado de “The World Bee Project Hive Network”, o projeto coleta dados a partir de uma rede de colmeias conectadas. Em seguida, os dados serão enviados para o sistema da Oracle Cloud e avaliados com ferramentas de analytics como inteligência artificial (IA) e visualização de dados para dar aos pesquisadores novas informações sobre a relação entre as abelhas e o meio ambiente.
Por meio do projeto, os pesquisadores poderão “escutar” as abelhas – analisar dados acústicos complexos captados dentro das colmeias inteligentes, incluindo os movimentos de suas asas e patas. Com o auxílio de outras medições de alta precisão – incluindo temperatura, humidade e produção de mel – os pesquisadores poderão monitorar os enxames de perto, detectar padrões e prever comportamentos. Assim, conservacionistas e apicultores poderão proteger as colônias e evitar, por exemplo, a enxameação na época errada ou protegê-las contra predadores como assustadora a vespa asiática. Os dados irão informar os apicultores sobre as diferentes condições das colônias ao longo do ano para ajudar no manejo das colmeias.
“Nossas vidas estão fortemente ligadas às abelhas”, explica Sabiha Rumani Malik, fundadora e presidente executiva do The World Bee Project CIC. “A proteção das abelhas e de outros polinizadores pode ajudar na solução de problemas relacionados à pobreza e ao abastecimento global de alimentos, bem como na redução da perda de biodiversidade e dos danos aos ecossistemas. A parceria com a Oracle Cloud representa um casamento inédito entre natureza e tecnologia. O projeto irá conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da preservação dos polinizadores, além de permitir pesquisas avançadas e ações em uma escala que até então parecia impossível. Quanto mais aprendermos sobre as relações entre polinização, alimentos e bem-estar humano, maior será o nosso empenho na proteção das abelhas e de outros polinizadores. Assim, ajudaremos na proteção do planeta e de nós mesmos.”
Os dados e informações obtidos com o uso da Oracle Cloud serão disponibilizados para projetos de pesquisa e conservação voltados à proteção das abelhas no mundo todo. A iniciativa The World Bee Project Hive Network compartilha recursos e promove parcerias com o objetivo de aumentar seu impacto e criar ações mais abrangentes para a preservação das abelhas.
Para John Abel, diretor de projetos da Oracle Cloud, “a tecnologia está mudando as regras das iniciativas de preservação” “Com o uso de tecnologia de nuvem, o World Bee Project terá pela primeira vez acesso a informações verdadeiramente globais e atualizadas sobre a saúde das abelhas. Assim, os pesquisadores terão as informações necessárias para trabalhar junto a governos e apicultores para frear o declínio do número de abelhas no mundo todo.”
O The World Bee Project CIC é parceiro da Faculdade de Agricultura, Políticas e Desenvolvimento da Universidade de Reading, na Inglaterra, uma das mais importantes faculdades de agricultura do mundo. No futuro, os parceiros esperam poder usar TI de ponta e outros conhecimentos para apoiar a intensificação ecológica.
http://envolverde.cartacapital.com.br/colmeias-inteligentes-ajudam-a-frear-o-desaparecimento-de-abelhas-no-mundo/
COMENTÁRIO
É evidente que a tecnologia está cada vez mais presente nos nossos dias: desde a área do lazer até à comunicação, educação, investigação e muitas outras áreas. Este "casamento entre a natureza e a tecnologia" é a prova que cada vez que começamos uma nova investigação estamos a atingir dados mais específicos e próximos dos factos reais.
A evolução da tecnologia até à inteligência artificial vai permitir um estudo mais minucioso de forma a descobrir eventuais problemas com as abelhas. A IA neste caso ajudará a combater a introdução da Vespa Asiática, uma espécie exótica que foi introduzida em Portugal e é prejudicial para a polinização uma vez que é predadora direta da vespa europeia (abelha) e provocará um desiquilibrio no ecossistema. Visto que a aniquilização das abelhas não afetaria apenas a polinização, isto é, outras espécies seriam prejudicadas, leva-nos a concluir que criar-se-ia um distúrbio de tal forma que chegaria até nós, humanos, pois os ecossistemas entre si estão associados (há espécies que pertencem a mais de um ecossistema) e chegaria até à nossa cadeia trófica (algumas espécies de plantas deixariam de se produzir e alguns animais poderiam entrar em vias de extinção).
Este controlo permitirá, ao fim das contas, manter a estabilidade das abelhas, dos ecossistemas envolventes e dos benefícios que o Homem faz proveito graças às abelhas.
TAG: Natureza, Biologia
TAG: Natureza, Biologia

0 comentários:
Enviar um comentário