Tzu-Chi Lin foi suspensa por dois anos pelo Comité Olímpico do Taiwan, após ter acusado o consumo de esterÓides num controlo anti-doping realizado em junho de 2016. A atleta já tinha sido suspensa.
A halterofilista taiwanesa Tzu-Chi Lin foi suspensa por oito anos devido a uma segunda violação do código mundial de anti dopagem, confirmou esta quinta-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
Tzu-Chi Lin foi suspensa por dois anos pelo Comité Olímpico do Taiwan, após ter acusado o consumo de esteróides num controlo anti doping realizado em junho de 2016, já depois de uma primeira suspensão por doping, em 2010, por dois anos.
A Agência Mundial de anti dopagem (AMA) recorreu da decisão do organismo olímpico de Taiwan em junho de 2018, por entender que, tratando-se da segunda infração, o castigo deveria ser de oito anos, o que foi agora confirmado pelo TAS.
Tzu-Chi Lin, de 30 anos, já deteve o recorde mundial na categoria de -63 kg, em 2014, e todos os resultados obtidos pela atleta desde 24 de junho de 2016 serão anulados, o que implica a perda de pontos, medalhas e prémios.
NOTÍCIA
Os esteróides são biomoléculas muito importantes com diferentes funções. Muito são hormonas animais que regulam vários processos metabólicos. Alguns são usados como medicamentos para reduzir processos inflamatórios, controlar alergias, artrites, etc. As hormonas sexuais femininas, estrogénios e progesterona, são largamente aplicadas no controlo da natalidade.
Os esteróides podem ser sintetizados por processos químicos, mas recorre-se muitas vezes a microrganismos, pelo menos em algumas etapas do processo. A bioconversão permite a produção destas substâncias em boas condições comerciais.
No caso da halterofilista taiwanesa, o uso de esteróides no desporto não é permitido sendo considerado doping (substância ilegal ministrada a um atleta ou competidor para alterar o seu desempenho ou condição física).
0 comentários:
Enviar um comentário